Faria Santos
Desenvolvimento
Colla Construções
Programa
Edifício Residencial Multifamiliar
Localização
Porto Alegre, RS, BR
Status
Construído
Ano
2020 - 2021
O projeto de interiores e paisagismo do Edifício Faria Santos trata as áreas comuns como uma grande praça, reforçando a interface entre espaços internos e externos.
A paleta de materiais homogênea, esquadrias piso-teto e circulações amplas buscam borrar tais delimitações.
Os usuários são convidados a acessar a edificação por meio de vasta vegetação tropical e um revestimento de piso característico das áreas abertas de Porto Alegre: basalto irregular. Essa pedra é vista ao longo de todo o pavimento, sem diferenciação entre o interior e o exterior.
Para estabelecer uma relação franca com as fachadas, as áreas condominais recebem elementos em concreto aparente e vegetação, características marcantes na volumetria do empreendimento.
O núcleo central da planta articula usos internos. Recebendo um mesmo revestimento de madeira, abriga áreas de apoio e serve de fundo neutro para os ambientes a sua volta.
A iluminação de piso e as divisórias transparentes garantem a leitura pura da forma trapezoidal, convidando os moradores a uma passeio ao seu redor.
Apesar da continuidade visual, cada ambiente possui sua própria identidade. Hall, salão de festas, academia, espaço kids, playground e piscina recebem mobiliário de design brasileiro e marcenaria sob medida, compartilhando o mesmo conceito, mas mantendo peculiaridades em cada local.
Na clareza das soluções e relação com a natureza, o empreendimento Faria Santos se destaca pelo refinamento de um habitar simples, favorecendo a contemplação da vida na comodidade do seu lar.
Equipe
SÓCIO RESPONSÁVEL | Aline Comiran
LÍDER DE PROJETO | Guilherme Silva
ESPECIALISTAS | Carolina Souza Pinto, Cristiano Carneiro, Franco Miotto
INTERIORES | Mariana Samurio, Natália Zaffari, Leonardo Botene, Mateus Paulichen
PAISAGISMO | Mariana Samurio, Natália Zaffari, Leonardo Botene, Mateus Paulichen
Colaboradores
ARQUITETURA | ZeBL Arquitetura
CGI | Blackhaus